sexta-feira, 19 de junho de 2009

Ljubljana 08/06

Ljubljana quer dizer amada. A antiga Emona, nome dado após a conquista da vila pelo Império Romano, começou a ser construída no ano 15 d.C. Conta uma lenda que Ljubliana no ano de 1144 era dominada por um terrível dragão que costumava atirar fogo para aterrorizar seus habitantes a partir de uma das torres do castelo.

ASSISTA AO FILME ABAIXO NO FINAL DAS FOTOS


No centro, a praça do poeta nacional, France Prešeren (1800-1849), na qual se encontram a igreja principal, dedicada à Ordem Franciscana.





O rio Ljubljanica marca e divide o centro da cidade em dois. De um lado, a parte antiga e o acesso ao castelo, do outro a parte comercial e política da cidade.





A arquitetuta das casas, monumentos e igrejas tem a predominância de Arte Nova e de estilo barroco.





Atualmente sua população não chega a 270 mil habitantes e as bicicletas dominam a paisagem. As ciclovias são marcadas no lado esquerdo das calçadas e onde elas não estão marcadas, os ciclistas utilizam o mesmo lado da calçada. Todo mundo já se acostumou em dividir a calçada para pedestres e ciclistas. Nesta foto estamos numa zona de pedestres e as biciletas podem circular livremente pelas ruas do centro.


Dá pra imaginar atravessar essa passagem na época da idade média....
Mercado de flores e frutas:

Emfim, Ljubljana à noite. Eram cerca de 9h20.



Um comentário: